Vanja Hertcert - Arquitetura

Academia do Vinho

A identidade do vinho brasileiro em debate / acessar

Fórum Internacional de Viticultura e Enologia vai debater a identidade e os desafios da vitivinicultura no Brasil

Como podemos caracterizar a identidade do vinho brasileiro? Quais os desafios por vencer? Estas questões serão o foco principal do Fórum Internacional de Viticultura e Enologia (FEAVIN), que acontecerá no dia 11 de abril de 2008, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Com o tema "Vinho Brasileiro: identidade e desafios", o Fórum, que integra a programação da Semana Internacional Brasil Alimenta (de 8 a 11 de abril), deverá reunir cerca de 600 pessoas.

Durante todo o dia pesquisadores, enólogos, diretores e gestores de indústrias vinícolas, jornalistas e profissionais ligados ao setor acompanharão palestras e painéis com o propósito de debater o vinho brasileiro. O Feavin tem a coordenação conjunta da Embrapa Uva e Vinho, Associação Brasileira de Enologia (ABE) e Universidade de Caxias do Sul.

Na palestra de abertura do evento, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Doutor Jorge Tonietto, abordará o tema "Identidade do Vinho Brasileiro". Na seqüência do Engenheiro Agrônomo Carlos Domingo Catania, da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina) ministrará a palestra: "Influência do Terroir na Identidade do Vinho Argentino". Ainda na parte da manhã, será realizado o Painel "Identidade na Visão de quem Produz" com o relato de representantes das principais regiões produtoras de vinho do Brasil. Na parte da tarde, acontecem as palestras "A Evolução dos Fechamentos para Garrafas de Vinho" proferida pelo italiano Franco Cocchiara, apontando novas tendências mundiais; a palestra "Arquitetura e Identidade" por Vanja Hertcert, que apresentará a síntese de um extenso trabalho de pesquisa na concepção arquitetônica de vinícolas do mundo inteiro. Na abordagem "Perfil do Consumidor do Vinho Brasileiro", Geisa Rodrigues apresentará dados da recente pesquisa que a Market Análysis fez sobre o mercado brasileiro. Ao final, o Painel "Desafios do Vinho Brasileiro: visão de comunicadores" terá a participação dos jornalistas Marcos Pivetta, Afonso Ritter e Carlos Arruda. No encerramento do encontro, será realizada uma degustação de vinhos representativos do Brasil.

De acordo com o coordenador executivo da Semana Internacional Brasil Alimenta, Osmar Bottega, o FEAVIN tem uma excelente proposta temática, objetivando servir como fórum de debates, de atualização profissional e de estímulo ao desenvolvimento da vitivinicultura do Brasil. Além disso, destaca Bottega, o Fórum acontece junto com a Vinotech, feira que estará apresentando a tecnologia de produtos e serviços disponíveis ao setor.

A edição 2008 do FEAVIN conta com o patrocínio da Guala Closures Group. As inscrições para o Fórum Internacional de Viticultura e Enologia poderão ser feitas através do site www.vinotech.com.br a partir do dia 15 de fevereiro.

Serviço:
O quê: Fórum Internacional de Viticultura e Enologia (FEAVIN)
Quando: 11 de abril de 2008
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Horário: das 8h às 17h30min