Vanja Hertcert - Arquitetura

Assoc. Brasileira de Enologia

Viajando no mundo do vinho

O mundo do vinho é interminável.
Vamos imaginar uma viagem no caminho inverso ao de sua elaboração: começamos pelo vinho já na mesa, seus acessórios, para abrir, servir, e beber. São taças, decanteres, saca-rolhas...

Passamos agora para a sua escolha na compra: o rótulo, a garrafa, rolha, cápsulas, sua apresentação e esforço por mostrar-se único já no exterior...

E a sua elaboração: o sonho do enólogo, a identidade da marca e de seu proprietário, tudo expresso dentro de uma garrafa cuidadosamente escolhida. Deverá ainda ser elaborado em uma edificação para isto projetada. E por fim, já que estamos no caminho contrário, o início de tudo: a matéria-prima, a uva como expressão da terra e das mãos que nela trabalham.

Sem dúvidas, um mundo encantador, e capaz de nos levar por distantes regiões do mundo apenas pela curiosidade de experimentar novos aromas e expressões da terra e sua gente, tudo ali, dentro de uma garrafa de vinho! Se juntarmos a tudo isto o interesse pela arquitetura das vinícolas, a viagem fica ainda mais divertida e didática.

Com esta proposta estivemos na Espanha, mais particularmente na Rioja, Rioja Alavesa, Somontano e proximidades com Barcelona, onde estão grandes e novos empreendimentos do setor viti-vinícola.

A surpresa começa pelo desapego aos velhos padrões do setor e a certeza de que uma tradição não se preserva repetindo os vícios e erros do passado, mas depurando processos e conceitos. Com arrojo e muitos recursos aplicados de maneira criteriosa, a Espanha deu um salto de qualidade em seus vinhos, com um resultado surpreendente.

E o fizeram considerando todas as etapas que no início relacionamos, repaginando os espaços de apresentação e produção, os processos de vinificação, a imagem do produto no mercado, seus rótulos e até a condução dos vinhedos. Neste aspecto é interessante que ainda se encontra extensas áreas com as videiras em copa, hoje sendo convertidos para parreirais em espaldeira.

Evidente que para um arquiteto a ousadia nas edificações, desde sua concepção original, até a escolha de seus revestimentos chamará mais atenção. Visitamos dez empreendimentos com diferentes escalas e propostas, todas com inovações em alguns aspectos. Pretendo apresentar cada empreendimento como um case de referência nas colunas que seguirão a esta. Como pequena mostra, seguem algumas imagens que pudemos trazer de lá.

  • Bodegas Dariem
  • Bodegas Ysios
  • Bodega Juan Alcorta

Leia mais