Vanja Hertcert - Arquitetura

Jornal Vale dos Vinhedos

Mendoza: Arquitetura das Vinícolas Argentinas / acessar

Um giro pelas novas vinícolas de Mendoza, na Argentina, pode trazer um grande repertório de inovações para a arquitetura do mundo do vinho.

Estivemos visitando recentemente a mais famosa região dos vinhos argentinos, e selecionamos para vocês seis empreendimentos marcantes.

O resgate da cultura dos antigos povos que habitaram a região e a proposta de preservação do entorno são notas importantes na concepção dos espaços que iremos apresentar

Solos pedregosos e arenosos, a uma altitude de mil metros acima do nível do mar, somados a um clima super seco, desértico, são os fatores determinantes da qualidade excepcional das uvas que originam os grandes vinhos da região de Mendoza. Os primeiros vinhedos chegaram no século XVII, pelas mãos dos missionários.

Visitamos as regiões de Godoy Cruz, Luján de Cuyo, Agrelo e Vistalba, bem próximas a Cidade de Mendoza. Depois seguimos para o Vale de Uco, cem quilômetros ao sul, em Tupungato, para visitar a Bodegas Salentein.

Descendo um pouco mais ao Sul, em São Carlos, estivemos na mais impressionante sala de barricas que já vi, na vinícola O.Fournier.