Vanja Hertcert - Arquitetura

Revista Arquitetura e Construção

Um brinde à Itália / acessar

Construída na rota das famosas vinícolas de Bento Gonçalves, no Sul do país, esta casa de campo utiliza materiais que remetem à história do vinho.

A sacada da casa tem vista privilegiada para o norte do Vale dos Vinhedos. As pinhas, elementos esculturais tradicionais na arquitetura italiana, ajudam a fixar os cabos de aço, que são envoltos em ramos de videira - assim, esta barreira física não tira o encanto da paisagem.

Contam os moradores do Vale dos Vinhedos que a antiga igrejinha da região foi construída com vinho. Em 1890, houve uma seca terrível e, ao mesmo tempo, era preciso desfazer-se da bebida velha para dar lugar à nova produção. Assim, no lugar de água, misturou-se vinho à massa das paredes. Hoje, a Capela Nossa Senhora das Neves - cuja torre se vê do terraço e de algumas janelas da casa - é referência da arquitetura local, que se inspira nas construções do norte da Itália, origem da maior parte das famílias daqui. Este chalé é um brinde à cultura regional.

O projeto da casa de pedra também foi pautado pelo clima da Toscana, com sua arquitetura simples, sem muitos elementos decorativos. "Os moradores queriam um recanto de fim de semana que ficasse em harmonia com o cenário do local e não se destacasse de maneira arrogante na paisagem", diz a arquiteta Vanja Hertcert. ’Além disso, eu quis resgatar um pouco da história do vinho e da colonização do lugar", completa a profissional, que usou madeira de vinícolas desativadas em parte da obra. Para preservar o interior das oscilações de temperatura - por volta de 35ºC no verão e -3ºC no inverno -, Vanja recobriu as paredes de alvenaria com lascas de pedra irregulares.